Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de abril de 2011

DICAS DE INFORMATICA

O MICROCOMPUTADOR   pode funcionar de uma maneira mais satisfatória. Para isso,  POSTAREI a partir de HOJE, uma SÉRIE de dicas, tanto para usuários como para técnicos ou programadores  em  INFORMATICA.  Contribuições serão bem vindas.

Para manter o"PC" funcionando com o MÁXIMO de desenpenho, segue  algumas dicas que utilizo no dia  a dia  do meu trabalho e também pessoalmente.
 
1- O DISCO RIGIDO (winchester ou HD)


A- OCUPAÇÃO DO DISCO: Mantenha sempre a proporção de uso do HD em  ATÈ  70%  (ou seja deixe-o no minimo com 30%  livre de programas e arquivos gravados).Isso, é para que o PC, não sobrecarregue a memória virtual  (SWAP) e dê conflitos de IRQs (interrupções que o processador faz  para  receber as instruções das tarefas).

B-Apague os programas e arquivos obsoletos {antes faça backup em midia se necessário( em cd,dvd,pendrive,hd externo etc)},limpe a lixeira (ou ao acione a tecla DEL e pressione SHIFT junto  e excluirá os arquivos sem passar pela lixeira e permanentemente (TOME CUIDADO).

C-Apague os arquivos temporários: USE o  MENU  EXECUTAR  e digite  a chave   " %temp%  "  (tecle enter ou  clique OK depois) , clique em um arquivo  e  selecione todos  com  " CONTROL + A "  e delete (exclua )  todos os arquivos e pastas que apareceram.(após isso limpe a lixeira). ESSA tarefa deve ser feita  antes de se conectar a INTERNET ( para não se  gerar mais arquivos).SE o  PC for muito utilizado, repita sempre  isso...

D-Marque as trilhas defeituosas: QUANDO o DISCO possui BADBLOCKS (defeitos) isso causa uma lentidão nas leituras.Se a partição estiver FORMATADA em FAT32,use o COMANDO  "SCANDISK" com um BOOT de cd dvd ou disquete do WIN98 ou superior.

E-Desfragmente o disco: (CASO esteja formatado em FAT32) Regularmente (em casos de uso intenso)utilize o programa  DEFRAG (MENU arquivos de programas-acessorios-ferramentas de sistema-desfragmentador de disco ), na unidade (partição de sistema) de inicialização.

2-  A MEMÓRIA RAM  (memória de acesso aleatório)
  Enquanto o PC  estiver em funcionamento ele precisará de um espaço fisico temporário para armazenar os DADOS e INSTRUÇÕES que o PROCESSADOR  executa.Este espaço é  a MEMÓRIA RAM. Cada PLACA MÃE, possui um DIMENSIONAMENTO adequado de seus componentes e a memória não foge disso.Não adianta simplismente acrescentar mais (mega/GIGAbytes) memória a ele.É preciso verificar se o processador está com  o clock correto,e compatível com a placa mãe porque, memórias  RAM  NÃO TURBINAM PCs, apenas se estiverem com modulos pequenos dificultam o processamento(freiam) .OU seja: temos que fazer um equilibrio dos componentes.
 OS MODULOS devem ser  de acordo com  os VALORES E TIPOS SUPORTADOS PELA MOTHERBOARD :

A- Tempo de acesso:  Deve ser  o menor possivel.Todos devem ser iguais para não acarretarem  conflitos  de velocidades).

B- O tamanho:cada sistema operacional gerencia/requer uma quantidade minima e máxima e se for ultrapassado passará  a ser obsoleto. consulte a biblioteca do SOFTWARE para  escolher o valor adequado.

C- O tipo : Caso possua BANCOS DIFERENTES  na mesma placa, como  SIMM,DIMM,DDR2,DDR3,etc  optar pela melhor, na ordem descrita.

3- O PROCESSADOR  (CPU)
  A Unidade  de Processamento Central é o cérebro do computador.Devemos utilizar um processador com o maior clock possivel suportado pela placa mãe.

 Para que não ocorra travamentos aleatórios e perda de desempenho,devemos verificar constantemente  a temperatura do PROCESSADOR.

A-COOLER: Verifica-se o estado do COOLER(ventilador) do dissipador.Se observarmos que há uma camada de poeira(ou outra sujeira qualquer), será necessário fazer uma manutenção.Retire o processador do soquete e com um pincel,ou um compressor(mais recomendado)é feita a faxina do dissipador(chapa de aluminio) e do ventilador. Com um splay tipo WD40,lubrifica-se as partes moveis(eixo do motor e da hélice) usando a haste de aplicação.

B-PASTA TÉRMICA:Outra observação refere-se, ao estado da pasta térmica entre o dissipador e o processador.Caso ela esteja endurecida, será necessário substitui-la ,optando-se preferencialmente, por uma que contenha "prata" na sua composição.Retira-se a pasta velha e aplica-se uma nova.

C-ETIQUETAS: Alguns montadores(integradores)ou técnicos desinformados,costumam aplicar uma etiqueta de garantia na superfície de contato de dissipação do processador.Isso reduz a transferência de calor para o  dissipador e pode ocorrer até a queima do mesmo.Retira-se todo material que estiver intercalando as peças de refriamento,para um bom desempenho do sistema.
4- A PLACA MÂE  (MOTHERBOARD)
Ela é o principal componente de um sistema de computador.Devemos fazer uma harmonia de componentes para obtermos um ganho satisfatório.

A-GABINETE: Deve ser bem dimensionado em espaço  de modo que haja uma boa ventilação.
1-Evita-se  acumulo de fios e cabos flat  desnecessários;
2-fixa-se drivers e disco rigidos com espaço entre eles para circulação de ar;
3- É fundamental acrescentar mais  "cooleres" ao computador,para auxiliar o resfriamento geral.Instala-se um cooler retirando o ar para fora do gabinete e outro fazendo  a circulação interna,beneficiando principalmente os discos rigidos.

B-FONTE: Deve ser de alta potência,capaz de suprir todos circuitos, com folga inclusive os periféricos.Deve tambem ter um cooler eficiente, porque, ela é responsavel  direta pela retirada do ar quente interno da cpu.
 
C- MEMÓRIA CACHE: Se a placa mãe permitir, instala-se mais modulos de memoria cache nos soquetes apropriados.Isso faz com que os processamentos sejam mais rapidos porque diminui o tempo de REFRESH(reescrita) das instruções de tarefas (inclusive após consulta ao manual da placa, pode-se utilizar memórias com tempo de acesso menor).
D-PROGRAMAS INSTALADOS: A medida que usamos a internet ou o próprio computador no dia a dia,a tendencia é que necessitemos instalar varios codecs(ferramentas para visualizar/carregar videos ou/e audios).Inevitavelmente somos impulsionados (as vezes sem querer) a instalar programas baixados de SITES (tipo BAIXAQUI).Esses plugins,codecs/programas oferecidos na MAIORIA das vezes, vem, junto ou mesmo antes de CERTAS barras de PESQUISA INCOVENIENTES  e por sinal fazem com que o COMPUTADOR fiique sobrecarregado na memória. Ao  Baixar-mos algo temos que tomar certos cuidados e  principalmente ao INSTALA-LOS VERIFICAR O QUE ESTÁ MARCADO  NAS OPÇÕES  DE INTALAÇÃO, PARA NÃO SER INDEXADOS BARRAS  DE PESQUISAS E OUTROS  INCONVENIENTES. (isso pode ser feito manualmente depois caso queira.)

    ATUALMENTE O BAIXAQUI.COM.BR ESTA PRA LÁ DE INCOVENIENTE,NÃO RECOMENDO MAIS,COMO SITE  DE FONTE PARA PROGRAMAS E AFINS,POR QUE ,SEMPRE TEMOS OUTROS PRODUTOS VINCULADOS AO QUE BUSCAMOS. !!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário